segunda-feira

Utilidade Pública: Gripe Suina, Gripe do Frango, Vaca Louca, agora só falta o pobre do peixinho.

gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1. Em belo horizonte forão detectados 3 casos suspeitos de gripe suina combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A contaminação se dá do porco contaminado ou objetos contaminados para o humano. A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde.Em 2009, em meio à um quase surto da doença, o governo mexicano anunciou 26 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e ter grandes chances de se tornar uma pandemia.

No aeroporto de Bali, na Indonésia é utilizado scanner de detecção de febre, que controla a temperatura dos passageiros.

Forma de contágio

  • O vírus da gripe suína tipicamente afecta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contacto com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
  • Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
  • Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
  • Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína.

Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga,dores pelo corpo e tosse.Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizadas pelos humanos.

Tratamento

De acordo com a OMS, o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se efetivo contra o vírus H1N1.

Magnitude do Surto

Até 27/04/2009:

  • No México eleva-se a pelos 150 o número de mortos
  • Quarenta casos confirmados no Estados Unidos, seis no Canadá e na Escandinávia.
  • Os primeiros casos foram confirmados na Europa.
    • Um jovem espanhol como caso confirmado. A Espanha declarou vinte casos suspeitos.
    • O Reino Unido confirmou a existência de duas pessoas infectadas.
    • Foram registados casos suspeitos em França e Suiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário